
Sobre nós
Repertória - Aprendizagem com a Natureza
Somos um grupo de professores com muita experiência em aprendizagem ao ar livre
O Repertória, programa sediado em Alto Paraíso de Goiás, dedica-se a criar oportunidades para que estudantes estabeleçam laços profundos de amor e admiração pelo Cerrado, pela Vida e pela Natureza como um todo. O programa é estruturado em módulos, que contam com sessões de aprendizagem em sala e experiências ao ar livre.
Protagonismo infantil
Olhar a educação pelos olhos do estudante facilita a sua aprendizagem. As atividades do Repertória são conduzidas pelos próprios estudantes. Professores atuam como mediadores apenas criando contextos e oferecendo recursos para que a aprendizagem ocorra.
Experiências práticas
Ao envolver os estudantes em projetos práticos, eles são incentivados a aplicar o conhecimento adquirido em situações do mundo real. Isso os ajuda a desenvolver habilidades de resolução de problemas, trabalho em equipe e autonomia.
Devolutivas recorrentes
Proporcionar devolutivas claras e específicas, e pedir uma auto-avaliação do estudante sobre seu desempenho são fundamentais. Isso pode envolver fornecer retorno constante sobre as tarefas realizadas, destacando pontos fortes e áreas de melhoria.
Trabalho cooperativo
O processo de aprendizagem pode ser muito otimizado quando feito de forma colaborativa. As atividades do Repertória são estruturadas para promover a colaboração entre os estudantes, estimulando a troca de ideias e a construção conjunta do conhecimento.

Como atuam os professores?
As atividades do Programa Repertória são sempre executadas por professores treinados para exercer impacto sobre a aprendizagem dos estudantes. Sempre priorizando o diálogo ao invés de falas expositivas, os professores mantêm o protagonismo sempre na mão dos estudantes. Tendo em vista que até 80% do que as crianças aprendem na escola vem de seus colegas, nossas atividades são sempre recheadas de dinâmicas de grupo. As tarefas são sempre realizadas em uma variedade de formatos: individualmente, em duplas, trios, grupos maiores ou com toda a turma. Tarefas também são apresentadas incluindo a possibilidade de se fazer uma versão mais simples ou mais elaborada do que foi requisitado, respeitando os diferentes tempos de aprendizagem de cada criança.
Clareza
Os professores sabem o que querem dos estudantes apresentando objetivos e metas claras.
Visão geral
Os professores têm um entendimento geral do que querem que os estudantes alcancem. Existe um plano para cada atividade, cada aula, cada módulo e cada saga.
Demanda
Os professores apresentam desafios em todas as trocas pedagógicas e a aprendizagem vai se tornando cada vez mais difícil.
Entusiasmo
Nossos professores são escolhidos pelo amor genuíno pela Natureza. Admiração e entusiasmo também são aprendidos, principalmente com exemplos sociais. Professores apaixonados criam oportunidades de aprendizagem em contextos realmente significativos.

Equipe

Henrique Veloso
Diretor Pedagógico e Professor
Biólogo pela UnB, onde atuou como pesquisador em Ecologia Comportamental. Insatisfeito com a distância entre a produção do mundo acadêmico e a realidade do país, em 2010 encontrou na Permacultura um meio de unir a pesquisa científica e conhecimentos tradicionais às demandas sócio-ambientais. Sua formação em Permacultura foi iniciada no IPOEMA, onde atuou como educador, e se tornou Professor de Permacultura pelo Permaculture Center da Murdoch University na Austrália. Foi professor de Green Studies na Green School em Bali na Indonésia, escola referência internacional em sustentabilidade, atuando também no Green Camp, com programas para todas as idades. Foi professor/pesquisador no Instituto Toca, tendo sempre como foco de pesquisa e atuação a Aprendizagem com a Natureza. Em 2017 se formou COBRAS - Comandante de Operações de Busca e Resgate em Ambiente de Selva - e concluiu estágio de sobrevivência na selva na amazônica, com o objetivo de trazer mais segurança na mediação de Vivências com a Natureza. Em Alto Paraíso de Goiás trabalhou no ICMAP de 2018 a 2023, atuando na Escola Vila Verde e no Programa Investigando a Nossa Natureza. Em 2019 se formou aqui na Chapada dos Veadeiros como Condutor de Visitantes em Unidades de Conservação, certificado pelo ICMBIO. Além de fundador do Repertória, Henrique também atua no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA e é gestor de uma área de conservação na região da Boa Vista.

Ana Galeano
Diretora Administrativa e Monitora
Ana Galeano, graduada em Ciências Econômicas pela UFMS, acumula experiências profissionais em diversas áreas, desde o atendimento ao cliente, assistência administrativa e contábil, até análise de projetos técnicos. Entre os anos de 2017 e 2019, trabalhou no Governo de Mato Grosso do Sul. No mesmo ano, decidiu mudar-se para a Chapada dos Veadeiros, onde teve a oportunidade de trabalhar dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros por meio da empresa de concessão. Sua versatilidade e habilidade de adaptação foram evidenciadas em diferentes cargos ao longo dos anos. Além disso, é fluente em espanhol e possui formação como Condutora de Visitantes em Unidades de Conservação na Chapada dos Veadeiros.